quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Somali

Raça originária de Inglaterra, o gato Somali é o resultado de uma mutação de genes de pêlo longo introduzidos na raça abissínia no início do século XX. Era frequente que aparecessem alguns gatos de pêlo rijo nas camadas de Abissínios. Os criadores descartavam esses exemplares até ao ano de 1960, ano em que criadores canadienses começaram a mostrar interesse por estes gatitos. Esta nova raça foi batizada como Somali, pela sua semelhança com a Somália.
A beleza deste gato radica na mistura do aspeto selvagem que tem, juntamente com a esturtura e o porte elegante das raças de gatos orientais. Em geral, o gato somali é um gato de tamanho médio e pêlo semi-comprido.
A cabeça desta raça é ligeiramente arredondada, afinando-se num focinho alongado. As suas orelhas pontiagudas são amplas na base. E os seus olhos, grandes e amendoados, podem ser de cor cobre, dourado ou até verdes. Estes olhos destacam-se muito pois as pálpebras são muito escuras.
Somali Fotos do Somali
A pelagem é densa, suave e medianamente longa. Existem três variedades de manto: o vermelho, o dourado e o azul. Ainda que a sua pelagem é longa, esta raça não suporta bem o frio e necessita de especial atenção nesse aspeto. Tem algumas fragilidades a nível de saúde quando está submetido a temperaturas frias.
Os gatos desta raça são gatos inteligentes e cheios de vida. Gostam de brincar e participar nas atividades. Para além disso, são bastante travessos. São gatos que não toleram bem viver em casas pequenas sem a opção de andarem à vontade: preferem a liberdade.
Ainda que chega a ser um gato carinhoso e mimoso com os seus donos, é um pouco introvertido e vai demorar tempo para mostrar. Mas quando estiver à vontade e confiante será um gato muito amável e carinhoso. Ainda assim, às vezes pode mostrar-se desconfiado.

 http://www.racasdegatos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário