quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sagrado da Birmânia

A origem da raça dos gatos da Birmânia não está de todo comprovada. São diversas as teorias que se baralham sobre a origem destes gatos. Uma elas diz que estes gatos são originários da Birmânia, onde atuavam como guardiões dos templos budistas. Outra teoria sustém que a sua origem vem de França, por meio de vários cruzamentos entre siameses e persas brancos.
Existem inclusive uma infinidade de lendas tentando aclamar a sua origem, como a que diz que o general inglês Gordon Russell foi obteve um casal destes gatos, entre os muitos que ele e as suas tropas observaram perto do templo dedicado a Tsun Kyan Kse. Conta a lenda que apenas a fêmea sobreviveu à viagem, mas o destino quis que esta estivesse prenha.
Mas ainda que desconhecemos a sua origem exata, o que sabemos é que os gatos birmanos são gatos de tamanho médio, de corpo forte e compacto (ainda que algo alongado). Apresentam uma cabeça arredondada, de queixo forte e firme, com umas orelhas pequenas, ligeiramente separadas e arredondadas e uns olhos de cor azul safira e verde azulados de olhar penetrante.
Sagrado da Birmânia Fotos do Sagrado da Birmânia
Apresenta uma pelagem de tipo semi-comprida e muito sedosa. Uma das caraterísticas principais destes gatos é que as pontas das patas e a cauda são de cor diferente para o resto do corpo. A coloração do manto do gato é típica do siamês (com o agregado dos seus quatro membros pintados de branco). A sua pelagem abundante no seu pescoço (formando um bonito colar) e na sua cauda.
O caráter desta raça de gatos é amável. São gatos muito ativo e brincalhões, ainda que algo tímidos. São também gatos muito “teimosos”, pelo que teremos de mostrar-nos firmes nas nossas decisões com eles, senão vão chegar a mostrar-se muito desobedientes.
Já dissemos que são gatos muito ativos e brincalhões, pelo que necessitam de grandes espaços. Ainda assim, também um gato muito caseiro. Os gatos da Birmânia são muito inteligentes, e sabem conviver com os membros da família (e inclusive com outros animais domésticos).

http://www.racasdegatos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário