quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Persa

Como muitas outras raças de gatos de pêlo longo, o gato persa é descendente do gato turco de angorá. A origem desta raça situa-se na antiga Pérsia (atualmente Irão) e em Angorá, Turquia.
A raça persa, tal e como a conhecemos hoje, é uma raça fruto de uma cuidada seleção efetuada em Inglaterra no século XIX. Pouco a pouco estes gatos foram ganhando popularidade, foram sendo exportados para outros países, chegando inclusive aos Estados Unidos.
O gato persa é um gato de tamanho mediano e corpo maciço e compacto. As suas patas são curtas, ainda que musculadas. E a sua cauda, também curta, apresenta uma densa pelagem. A sua cabeça redonda e algo avolumada, deixa-nos apreciar um nariz curto e amplo e uns olhos grandes, redondos e bastante expressivos.
Persa Fotos do Persa
A sua pelagem é sedosa, suave e muito longa. O manto deve ser de diversas cores: unicolores (preto, azul, lilás, creme, chocolate e brancos), bicolores, … A cor dos olhos geralmente pode ser tanto cobre ou laranja, ainda que nos exemplares brancos, estes podem ser azuis ou laranjas.
Estamos diante um gato amável, muito doméstico e muito tranquilo. Tanto que se passa a maior parte do dia dormindo. Dá-se muito bem tanto com os humanos como com outros animais que convivam com ele. Mas também é um gato muito presumido e gosta de mostrar a sua beleza excecional.
Como ocorre com todas as raças de pêlo longo, a raça persa exige uns cuidados constantes e meticulosos da sua pelagem. Estes gatos não são capazes por eles mesmo de tomar todas as medidas de higiene, e necessitarão da nossa ajuda para andarem sempre bem asseados. Um descuido da sua pelagem pode originar problemas de saúde e higiene.

 http://www.racasdegatos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário