quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Azul russo

A verdadeira origem do gato Azul russo não é de todo clara. Existem diversas teorias tentando explicar a origem desta raça. Uma delas diz que estes gatos são originários do norte da Rússia, do porto russo de Arcangel. Estes gatos eram objecto de caça devido à sua lindíssima pelagem. Outra teoria também os situam na Rússia, mas como descendentes dos gatos reais da corte russa. Outra teoria diz que esta raça teve origem já no século VIII a.C, sendo os gatos que acompanhavam os vikings nos seus barcos para caçar os ratos.
Se a sua origem é incerta, o seu nome também é pouco claro. E é que este gato foi conhecido também como gato Maltês, gato Arcangel, e até como Azul espanhol.
O gato Azul russo é uma raça mediana. Este gato possui um corpo alongado e muito musculado. A sua cauda comprida e as suas patas delgadas ajudam a acentuar ainda mais a beleza deste gato. Na sua cabeça oval podemos ver um nariz nem muito grande nem muito pequena, e uns olhos de tamanho médio e também ovais.
Azul russo Fotos do Azul russo
A sua pelagem é curta e fina. Esta está disposta numa capa dupla que se separa do corpo graças à sua densidade. Esta capa dupla dá à raça um ar “felpudo” muito característico. Recomenda-se que seja escovada regularmente, e é necessário levantar o pêlo ao escovar-se para não ficar liso.
É uma raça de carácter tranquilo e carinhoso. São algo tímidos e muito pegados aos seus donos (sobretudo a um membro em concreto). É um gato curioso, mas não muito brincalhão. O que ele gosta é acompanhar o seu dono para todo o lado para ver o que faz e não se separa dele. É um gato ideal para a vida de interior.

http://www.racasdegatos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário