terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Animais de estimação exóticos pequenos

                             


 Para as pessoas que adoram inovar os animais de estimação exóticos são uma ótima opção. Mas para isso é preciso ter coragem de ter e cuidar de um animal assim e acima de tudo, ter um animal que esteja legalizado, pois ninguém quer ter problemas futuros com o IBAMA ou a policia ambiental. Assim como os animais exóticos grandes existem as pessoas que preferem os pequenos, tanto para cuidar quanto o espaço necessário para cria-lo. Continue lendo e confira uma lista com alguns animais pequenos para se ter como animal de estimação.


Confira alguns animais exóticos pequenos para se ter como animal de estimação:

Chinchila


É um animal bem pequeno, faz lembrar um coelho. Esse animal foi descoberto há alguns séculos atrás nas Cordilheiras dos Andes, por conta disso acabaram recebendo esse nome devido a tribo onde foram encontradas, chamada Chinchas.

Esse animal é uma ótima escolha como animal de estimação exótico, são extremamente dóceis e limpos, são muito calmos e possuem um pelo denso e fofinho. A chinchila é um animal que tem melhor adaptação com o período da noite, é o período que ficam mais espertas e praticam suas brincadeiras e escaladas na gaiola. No geral costumam tem uma vida de aproximadamente 15 anos, não passando de 800 g e 30 cm.

Ferrat ou furão


É comum como animal de estimação em vários países do mundo, ao contrário de que muita gente pensa ele não é um roedor. É um animal de hábitos noturnos, dócil, curioso, brincalhão e agitado. Uma observação a ser feita é que é preciso ter muito cuidado com objetos valiosos, ele adora roubá-los e esconde-los.

Pode se adaptar facilmente, mais não é indicado te-lo quando se tem crianças muito pequenas, porque quando o animal é apertado, pode reagir de maneira agressiva. O furão necessita de uma alimentação adequada, vacinas, higiene, de uma gaiola com água e comida, uma rede para dormir, brinquedos para sua diversão e como qualquer animal de estimação, carinho.

Gerbil ou esquilo da Mongólia


Esse animal possui hábitos diurnos sendo extremamente territorialista, gosta de ficar sozinho, saltar, cavar, brincar e se esconder. Devendo ser evitado ter crianças pequenas por perto, ele não gosta de ser apertado. Tem uma expectativa de vida entre 2 a 3 anos.

Ele exige cuidados como o banho, não deve ser molhado, existe risco de pegar pneumonia. Para dar banho é necessário disponibilizar para ele uma banheira com pó de mármore ou bicarbonato.

Adora brinquedos próprios para roedores e escadinhas, pois gostam de escaladas.

Mini coelho ou coelho anão


Esse animal tem muitas qualidades como ser esperto, rápido, carinhoso e silencioso, sendo assim pode viver em casa, apartamento ou sítio. Eles conseguem se lavar sozinhos, por isso seus pelos não possuem cheiro e não precisam de vacinas. Tem um tamanho variando entre 25 a 35 centímetros, podendo pesar em média 2 quilos.

Eles podem ser criados em gaiolas, tendo uma boa alimentação e sempre bem cuidados, esse mini coelho pode viver em média de 8 anos. Uma curiosidade é que se for feito a troca de seu comedouro, bebedouro, brinquedos e WC, podem deixa-lo muito irritado, pois eles sempre usam o mesmo lugar para fazer suas necessidades.

Porquinho da Índia


Esse é um bichinho muito fofinho, podendo ser engraçado, dócil, curioso e possui hábitos diurnos. É um animal roedor herbívoro, quando jovem pode parecer meio arisco e desconfiado, isso vai passando conforme o tempo que passa ao lado do dono.


Os porquinhos vivem de 4 a 7 anos, são animais que preferem ficar sozinhos, não gostam da companhia de outros animais da mesma espécie, principalmente os machos adultos que acabam brigando entre si.   

http://www.mundopediu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário