quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Balinês

O primeiro exemplar de gato Balinês foi encontrado nos Estados Unidos nos finais dos anos 40. Ainda que está quase provado que a sua origem provém de diversos cruzamentos de gatos Siameses portadores do gene de pêlo comprido, outra teoria sustem que esta raça provém de cruzamentos entre o Siamês e o Angorá.
O nome de gato Balinês não provem, como vemos, da Indonésia. A origem deste nome provém da graciosa forma de mover-se destes gatos, que relembra as danças típicas da Indonésia e da bailarias balinesas.
O corpo da raça Balinês é comprido e muito musculado. Ainda assim, as suas extremidades são delgadas. As suas patas traseiras são mais altas do que as dianteiras. A sua cabeça é de tamanho médio, equilibrada ao resto do corpo, de forma triangular e perfil recto. As suas orelhas são grandes e pontiagudas, e os seus grandes olhos de forma amendoada são de um azul intenso e dão um aspecto muito distinguido e misterioso.
O seu pêlo é comprido e fino como a seda. É semi-comprido no corpo e algo mais comprido na barriga, nos ombros e na cauda. As cores da sua pelagem podem ser branca, castanha (clara ou escura), cinzenta (escura ou azulada) ou cor creme.
Balinês Fotos do Balinês
O gato Balinês é um gato muito sociável e afectivo. Geralmente é um gato muito fiel ao seu dono, chegando inclusive a ignorar ao resto da família. É um gato muito expressivo, simpático e inteligente. Mas também é um pouco egocêntrico e teimoso, o que geralmente o impede de conviver com outros gatos na mesma casa.
É um gato que adora estar ao ar livre, sendo um excelente trepador (graças em grande parte à grande musculatura das suas extremidades). Por isso, ainda que se adapte à vida no apartamento, é aconselhável que via numa casa com acesso ao jardim.
Um cuidado fundamental para a raça balinês é a escovagem. Há que escovar o gato uma vez por dia no período da muda, e pelo menos uma vez por semana no período normal.

http://www.racasdegatos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário